8 LIVROS SOBRE MISSÃO QUE VOCÊ PRECISA LER

Para anunciar o Evangelho, é preciso buscar compreender os sinais dos tempos e ouvir a voz da Igreja. A formação se apresenta indispensável para apontar caminhos e fortalecer a unidade dos missionários. Para isso, preparamos uma lista com 8 livros que podem oferecer fundamentos e diretrizes importantes para aqueles que se dispõe a viver em constante estado de missão.

Cb image default
Divulgação

1 - Missão no Mundo pluricultural

Os Congressos Missionários Nacionais são momentos em que as principais expressões de Missão da Igreja do Brasil se encontram para refletir e partilhar sobre as mais diversas vertentes e iniciativas evangelizadoras no país. O 3º Congresso aconteceu em Palmas – TO, no ano de 2012, com o tema “Discipulado missionário, do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II”. O livro Missão no mundo pluricultural compila as reflexões oriundas do evento, servindo-nos como um forte subsídio para as missões nas comunidades eclesiais.

2 - Documento de Aparecida

A 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, foi convocada por São João Paulo II e confirmada pelo Papa Emérito Bento XVI – que esteve no Brasil a fim de inaugurá-la no dia 13 de maio de 2007. Ao término dos trabalhos, o Documento de Aparecida surge como luz para nortear os passos da evangelização no continente, e passa a ser um texto de referência para entender os desafios e as diretrizes da vida missionária para os povos latino-americanos e caribenhos.

3 - I want you - Chamado e Missão

A partir do chamado de Jesus feito aos seus discípulos jovens, dá-se início a uma grande aventura de desafios, descobertas e entrega. Esta saga que culminou com os pilares da Igreja é traduzida para a juventude de modo a instigá-la a fazer parte dessa história, a partir de uma decisão pelo Evangelho de Cristo.

4 – Crescer juntos na Unidade e na Missão

Os objetivos da Igreja Católica e Anglicana, em vista da comunhão, passam pelo desejo da confissão da fé apostólica comum e uma vida sacramental partilhada a partir de um ministério comum de supervisão. A busca pelo ecumenismo reflete diretamente nos anseios missionários da Igreja, e essa declaração conjunta da Comissão Anglicano-Católica Romana para Unidade e Missão pode ajudar a traçar caminhos para que os dons partilhados pelas Igrejas cristãs encontrem sua única fonte, Jesus Cristo.

5 – A Missão Continental para uma Igreja Missionária

Um dos frutos da Conferência de Aparecida foi o reforço de uma Missão Continental, e o documento do Conselho Episcopal Latino-Americano propõe uma orientação que reúne o espírito, os objetivos e os planos que podem gerar a comunhão necessária para este grande impulso missionário do Espírito Santo para o continente.

6 – Maximum Illud

No dia 30 de novembro de 2019, acontecerá o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud, em português “Máxima função”, com a qual o Papa Bento XV convocou a Igreja pós-Primeira Guerra mundial a dar novo impulso a responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho. Para a ocasião, o Papa Francisco instituiu o Mês Extraordinário Missionário que acontecerá em outubro do mesmo ano. Em preparação, a Edições CNBB apresenta uma nova edição da Carta de Bento XV com a Carta de convocação do Papa Francisco a fim de disseminar na Igreja no Brasil essa mensagem tão atual.

7 – Evangelii Gaudium

Publicada no encerramento do Ano da Fé, em novembro de 2013, esta é a primeira Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco. Evangelii Gaudium, “A Alegria do Evangelho” em português, traz as principais mensagens do pontífice para a Igreja neste tempo. Não basta só anunciar o Evangelho é preciso fazê-lo com alegria, e tendo como pano de fundo o testemunho coerente da fé.

8 – O Brasil na missão Continental

Com objetivo de “abrir-se ao impulso do Espírito Santo e incentivar, nas comunidades e em cada batizado, o processo de conversão pessoal e pastoral ao estado permanente de Missão, para a vida plena”, o Plano de Evangelização Nacional de 2008 torna-se ainda mais atual por ajudar a repensar as estruturas de nossa ação evangelizadora com o compromisso de alcançar aqueles que estão mais distantes da fé.