10ª Jornada Diocesana da Juventude reúne 3 mil jovens em Ivinhema/MS

Cb image default
Foto oficial JDJ 2023 em Ivinhema/MS

A cidade de Ivinhema, tornou-se palco de fé e fervor no último domingo (22), ao sediar a 10ª Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) da Diocese de Naviraí. Sob o tema "Corações ardentes, pés a caminho", que reflete a mensagem do 3º ano vocacional da Igreja Católica no Brasil, a Paróquia São Paulo Apóstolo acolheu com entusiasmo e espiritualidade este importante momento diocesano.

Iniciando-se às 07h, com a solene abertura dos portões e acolhida, o evento se desenrolou em um ambiente de devoção e comunhão. A Santa Missa de Abertura foi presidida por Dom Ettore Dotti, bispo diocesano, e contou com a participação de sacerdotes de diversas paróquias, reafirmando a união da diocese em torno desse encontro juvenil.

Mas a jornada não se limitou a momentos litúrgicos. Os jovens puderam desfrutar de atividades recreativas, receber brindes, participar de oficinas espirituais guiadas pela comunidade Colo de Deus, e, em um gesto de reconciliação, muitos buscaram o sacramento da confissão. A música também teve seu espaço, com apresentações marcantes de Thiago Brado e Dj Roony, elevando ainda mais a energia do evento.

Refletindo sobre o significado do evento, Padre Edielson Bonin, Assessor Eclesial Diocesano da Pastoral Juvenil, compartilhou:

"São sementes lançadas. As vezes não colhemos os frutos de imediato. Mas no tempo de Deus vão florescer. Deus é muito bom e nos capacita a realizarmos o impossível. Adolescentes e jovens de todas as paróquias de nossa diocese e dos arredores unidos em um único propósito: encontrar Aquele que nos encontra todos os dias, Jesus. Ele nos convida a olharmos o seu rosto sempre jovem. Obrigado às equipes e a todos que colaboraram para que tudo pudesse acontecer com harmonia e serenidade. Sem o auxílio e empenho de todos e, sem a intercessão de Nossa Senhora e São João Paulo II, as nossas forças não seriam suficientes. Obrigado! Em 2024 nos encontramos em Tacuru."

Ivinhema já havia sido escolhida para sediar a JDJ em 2015, reunindo naquela ocasião 2.300 jovens. Esta alternância entre as paróquias promove a renovação e a integração, dando a cada comunidade a chance de vivenciar esse momento especial.

Cb image default
Padre Edielson Bonin exibe envelope revelando Tacuru como sede da JDJ 2024, um momento de antecipação e alegria para a diocese

Ao encerrar a Santa Missa de abertura, um anúncio aguardado por todos: a cidade de Tacuru foi escolhida para receber a próxima edição da JDJ em 2024. O comunicado foi feito por Dom Ettore Dotti, juntamente com o Padre Edielson Bonin, Assessor Eclesial Diocesano da Pastoral Juvenil. Nesse ato de transição e continuidade, representantes de Tacuru receberam a relíquia do Beato Carlo Acutis, o santo padroeiro da internet.

Com mais de 3 mil jovens presentes e a dedicação de mais de 200 organizadores, a JDJ demonstrou sua força e importância, solidificando-se como um marco na caminhada de fé dos jovens da Diocese de Naviraí.